Sobre o Fermento nos Negócios: 

A inspiração

Tudo começou quando estava pegando um ônibus para voltar ao hostel onde estava hospedado. Tinha acabado de assistir palestras incríveis num evento sobre gestão em São Paulo e pensava nas empresas que prestava consultoria em Brasília. Como seria bom se muitas das pessoas que atendia pudessem ter participado daquele evento. Aquele conhecimento poderia ajudá-las a enfrentar as dificuldades que todo empresário enfrenta no dia a dia.

 

Por mais que o meu trabalho já incorporasse parte daquele conhecimento, não conseguia transmitir por completo tudo o que estava havia vivenciado. Foi a partir de então que surgiu a ideia de criar uma plataforma em que empreendedores e donos de pequenas e médias empresas pudessem ter acesso a conteúdos que os ajudassem a administrar seu negócio e inovar.

 

A causa era nobre, a ideia era legal, mas as tarefas diárias impediram que o projeto fosse adiante. Acabei na mesma situação que vários empresários de pequenas empresas enfrentam: o adiamento de projetos importantes para focar em causas mais urgentes. O projeto só foi adiante quando o associei a uma prática que havia colocado na minha rotina: aprender a cozinhar.

 

A ação

Depois que voltei de outra viagem a São Paulo (uma cidade realmente inspiradora) decidi que iria cozinhar dois pratos por mês. Era uma forma radical de tirar do papel aquele velho desejo de aprender a cozinhar. Assim, marcava datas aleatórias na agenda do celular, e, no dia marcado, sentia-me na obrigação de escolher uma receita de algum livro e colocar a mão na massa.

 

E não é que deu certo!? Consegui transformar a prática de cozinhar em uma rotina e hoje já são três pratos por mês. Nem sempre acontece na data programada e, algumas vezes, cozinho dois pratos para compensar o dia que em que não fiz. Mas sempre são três pratos por mês. E com isso acabei programando outras coisas nestas datas em que iria cozinhar e se tornou um dia em que realmente assumia compromissos diferentes. Passei a reservar estes dias, por exemplo, para ler um artigo que ajudaria no TCC da minha pós, dado que o prazo para conclusão do trabalho diminuía cada vez mais e eu não estava progredindo. Quem já escreveu um TCC sabe bem o que estou falando.

 

O ato de cozinhar deu certo porque o transformei em um hábito; em um compromisso. Com isso, vi que aquele nobre projeto só poderia ir adiante se eu o encarasse desta forma.

 

O Fermento

Há relatos históricos de que o fermento foi descoberto por acaso pelos egípcios. Um pedaço de massa foi deixado no forno por um período maior que o esperado. Assim, a massa entrou em um processo de fermentação espontânea. Imagine a surpresa da pessoa que cozinhava ao ver o quanto a massa havia crescido, como sua aparência já não era a mesma e como estava mais saborosa. A partir de então o modo de fazer pão nunca mais foi o mesmo.

 

É esta a transformação que espero ver em seus negócios. Que os conhecimentos disponibilizados aqui contribuam com que sua empresa cresça e se aprimore. E que ao ver os resultados, a forma de gerir seus negócios não volte a ser a mesma.

 

Mauro Rodrigues.

 

Nossos Valores

Somando forças

Concisão – todo o conteúdo aqui deve ir direto ao ponto. Clareza e precisão devem sempre estar presentes.

 

Humildade – nunca pressupor que sabemos mais que nossos leitores. Estar sempre aberto a comentários e novas formas de ver determinado assunto.

 

Bom-humor – a rotina de empreendedor envolve muitas preocupações e dores de cabeça. Por isso, nosso conteúdo preza por uma linguagem leve e bem humorada.

Você se identificou com nossa proposta e nossos valores e deseja colaborar com este Fermento? Será uma grande satisfação contar com sua expertise e seu talento para que esta iniciativa se desenvolva ainda mais.

Quem está a frente desta iniciativa

Mauro Rodrigues - Consultor em Inovação no Relacionamento com o Cliente

 

Trabalho como Consultor em Inovação e estou a frente do Fermento nos Negócios. Sou especialista em Gestão do Relacionamento com o Cliente e desenvolvo projetos em diferentes áreas, como marketing, engajamento no trabalho e gestão da experiência do cliente. Considero que inspirar outros empreendedores e ver os resultados de um trabalho bem realizado é sempre muito recompensador.

 

Conheça mais sobre mim e as consultorias e soluções que desenvolvo.